COMO COMEÇAR A ESCREVER SEU TRABALHO ACADÊMICO! (COM MODELO GRÁTIS)

by | 20/02/20

Uma das principais noções a ter em mente para começar a escrever um bom texto em qualquer área é a de que ele constitui um todo que precisa ser coerente e ter uma coesão interna que mostre essa coerência. Ao escrever um texto acadêmico, seja uma monografia, um artigo, um TCC, uma dissertação, uma tese, isso é essencial. Para além da dica básica, frequentemente repetida, de que o texto deve ter começo, meio e fim, é preciso que essas partes estejam ligadas uma à outra de maneira lógica.
Nem sempre é fácil escrever com isso em mente o tempo todo, especialmente quando se trata de uma produção mais longa, que leve dias, semanas, meses, e muitos estudantes vão escrevendo conforme as ideias vêm, sem cuidar da organização coerente do texto. Não há problema em escrever conforme as ideias vêm, como vou comentar num próximo texto, mas essas ideias têm de se encaixar e se organizar numa estrutura lógica.
Neste texto e no próximo vou dar algumas dicas práticas para escrever visualizando seu texto como um todo coerente. São dicas práticas mesmo, de metodologia, não de língua portuguesa ou redação, que você pode encontrar em outros lugares — e também são importantes.
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Monte a estrutura do seu texto
Antes de começar a escrever, ou o quanto antes se já tiver começado, defina a estrutura do seu texto, pensando no que pretende dizer, em que ordem e aonde quer chegar. Se ainda não consegue prever tudo isso, lembre-se da estrutura básica de um texto — começo, meio e fim, ou introdução, desenvolvimento e conclusão — e esquematize-o a partir disso em seções e subseções, aplicando os estilos Título 1, Título 2, Título 3, etc. no Word ou no editor de texto que estiver usando. Se não souber usar estilos, separe alguns minutos para aprender, pois eles vão lhe poupar muito tempo e trabalho ao longo da escrita.
Feito isso, você terá algo assim:
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É só um exemplo, e a numeração é opcional, embora ajude bastante a enxergar a estrutura lógica. Se já tiver ideias para os títulos dos capítulos, pode utilizá-las, mas o mais importante agora é visualizar a sequência, então valem anotações descritivas como “Resumo do que foi feito”. Estas também não precisam ser realmente seções e subseções do seu texto final. A introdução, por exemplo, pode no final ser um texto corrido sem subdivisões (geralmente é), mas durante a escrita as subseções ajudam muito — “Dividir para conquistar”.
Agora é “só” ir escrevendo o texto de cada seção. E a grande sacada: vá fazendo anotações nas outras seções para “amarrá-las”. Por exemplo, enquanto estiver discutindo a Teoria 1 na seção 1.1.1, você pode anotar em 1.2 algo como “Comentar que minha proposta se distingue do que foi feito pelo Teórico 1 em X, Y e Z” e, na Conclusão, algo como “Enfatizar que meu trabalho complementou os achados do Teórico 1”. Ou, quando estiver descrevendo os resultados em 2.2 e mencionar algo que não foi possível concluir com sua pesquisa, já pode anotar uma sugestão de pesquisa futura em 3.3.
Para ficar mais prática a navegação pelas seções e subseções, clique no menu Exibir do Word e ative o Painel de Navegação. Com ele você pode passar de uma seção a outra com um clique, mesmo que uma esteja na página 10 e a outra na 87.
Se quiser, pode clicar antes de cada seção principal e inserir uma quebra de página (Control + Enter). Assim, cada uma vai se iniciar sempre numa página nova. O texto fica mais arejado e você pode sentir uma motivação a mais olhando como o número de páginas do seu trabalho já aumentou… 😊
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Pronto! Mãos à obra e até o próximo artigo!

Se quiser usar o modelo acima para começar a escrever seu texto, clique a seguir para baixá-lo gratuitamente. E continue acompanhando nosso blogue: em breve prepararemos um modelo completo com as normas da ABNT.

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