
Curso on-line
COMO FACILITAR
A VIDA ACADÊMICA COM RECURSOS AVANÇADOS
DO wORD
20 de abril a 11 de maio,
(sábados, das 9h às 11h da manhã)

Um curso para aumentar sua produtividade e eficiência, usando uma ferramenta básica mas poderosa para agilizar tarefas do
dia a dia acadêmico.

Ministrante: Reginaldo Francisco
O objetivo deste curso é, em oito horas, mostrar como liberar muitas outras horas de trabalho maçante ou repetitivo, para você poder usá-las de forma mais útil, produtiva ou simplesmente prazerosa.
Uma parte central da vida universitária é o trabalho com textos, desde produtos da atividade acadêmica, como teses e dissertações, até documentos da burocracia institucional, como memorandos, ofícios, cartas, projetos, prestações de conta. Dessa forma, o editor de texto (para a maioria o Microsoft Word) é uma ferramenta essencial para pesquisadores, docentes e estudantes. Mas muitas vezes a falta de domínio de alguns de seus recursos acaba gerando mais trabalho e perda de tempo — brigando com a configuração de uma tabela,😡 tentando domar uma imagem que quer empurrar o texto para fora da página (ou vice-versa),😭 perdendo horas com edições e formatações para se adequar a normas da instituição, da revista, da ABNT ou… do orientador.🙄
Neste curso você verá como fazer as pazes com o Word e passar a usá-lo para economizar tempo em vez de perdê-lo. Mais do que conhecer recursos pouco usados ou subaproveitados do programa, o foco será aprender como usá-lo para facilitar a sua vida acadêmica, desenvolvendo conhecimentos, ideias e estratégias para eliminar ou agilizar tarefas repetitivas e maçantes e melhorar a produtividade e a qualidade do seu trabalho.
Além dos tópicos predefinidos, um dos dias da programação é reservado para abordar a solução de problemas específicos trazidos pelos próprios participantes.
Todo o conteúdo é demonstrado com exemplos práticos no Word. O professor utiliza o Word 365 em português para Windows, mas os recursos abordados também funcionam em outras versões do Word, inclusive, em sua grande maioria, no Word for Mac.
Ministrante
Reginaldo Francisco é tradutor técnico e literário de inglês, italiano e francês. Bacharel em Letras com Habilitação de Tradutor pela UNESP e mestre em Estudos da Tradução pela UFSC, já traduziu livros de diversos gêneros, como romance, ficção histórica, infantojuvenil e não ficção, incluindo obras de autores conhecidos, como Júlio Verne e Domenico de Masi. Apaixonado por tecnologia, desde 2009 oferece cursos de treinamento em diferentes ferramentas computacionais, especialmente para tradutores, tendo se tornado a referência no Brasil do software de tradução assistida por computador Wordfast. A partir de 2015, passou a participar, a convite da Wordfast, de congressos no Brasil, na Europa e na América do Norte, atuando no estande da empresa nesses eventos para auxiliar os usuários do programa. É o idealizador, coordenador e um dos fundadores da Plataforma Win-Win (win-win.net.br), um marketplace de serviços de tradução, revisão e cursos de curta duração voltado principalmente para o público acadêmico e científico.
Programa


Facilitando a pesquisa: tratamento e apresentação de dados
- Fazendo as pazes com tabelas: criar, editar e formatar sem sofrimento
- Inserção de gráficos, imagens e capturas de tela

Facilitando a edição
- Movimentação e edição rápida em textos longos
- Ferramentas de revisão e controle de alterações
- Localizar e substituir: soluções mágicas usando identificação de padrões, expressões regulares e caracteres curinga

Facilitando a formatação
- Configurações em diferentes níveis: fonte, parágrafo, página, seção e documento
- Estilos e modelos (templates)
- Numeração de páginas, sumário e índices

Resolvendo o SEU problema
- Solução de dúvidas e dificuldades trazidas pelos participantes
Objetivos:
Ao final do curso, os participantes terão desenvolvido um maior domínio de recursos e estratégias para solucionar problemas, agilizar tarefas e produzir melhores resultados em suas atividades acadêmicas explorando as funcionalidades do Microsoft Word.
Avisos gerais
Confirmação e cancelamento das inscrições
As inscrições só serão confirmadas mediante o pagamento da taxa de inscrição. Os inscritos que tiverem realizado o pagamento podem solicitar o cancelamento da inscrição até 2 dias úteis antes do início do curso pelo e-mail contato@win-win.net.br. O valor será devolvido em até 15 dias, descontando 5% dos valores pagos por boleto ou Pix e 10% dos valores pagos por cartão de crédito, para cobrir despesas bancárias e administrativas.
Certificados
Os certificados serão emitidos após a conclusão do curso para todos os participantes que tiverem pelo menos 75% de frequência (3 dias). Aqueles que pagarem a inscrição e tiverem frequência insuficiente não receberão certificado e o valor pago não será devolvido. Caso haja edições futuras do curso, poderão solicitar um desconto de 50% para se inscrever; porém, neste momento não é possível garantir a realização de novas edições do curso nem prever datas e horários.
Blog
Artigos de destaque no blog
5 Dicas para superar a tela em branco!
Quem nunca passou por longos momentos olhando para a tela em branco do editor de texto com o cursor piscando? Pode ser uma situação muito intimidadora! Comportamentos comuns no momento de escrever incluem a relutância, a distração, a procrastinação, o medo da crítica,...
Como usar recursos da CAPES para publicar seu artigo em inglês
Um dos artigos mais lidos do nosso blog é o que explica como utilizar os recursos da reserva técnica de bolsas e auxílios da FAPESP para pagar pelo serviço de tradução de artigos científicos visando à publicação. Percebi que o texto foi bastante útil para vários...
9 dicas de como fazer anotações na pós-graduação
Nesse post falaremos sobre anotações que são muito comuns durante a pós-graduação, quando lemos diversos materiais como artigos ou livros, as chamadas referências bibliográficas. Quem nunca passou horas procurando a fonte de alguma informação, ou escreveu um projeto...