Curso on-line

Escrita científica em Inglês: Planejamento, técnicas e ferramentas

22/5, 27/5, 29/5 e 3/6/2024,
das 19h às 21h

Um curso prático e dinâmico para desenvolver a capacidade de estruturar e produzir artigos relevantes, claros e persuasivos para publicação em periódicos científicos.
Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Bispo
(Instituto de Biologia, Unicamp)

Professor com excelente didática! Abordagem do conteúdo de forma prática e objetiva.

(Profa. Dra. Rosimar Feitosa – UFPA)

Gostei muito do curso, contribuiu demais para a escrita dos meus papers, só gostaria que houvesse a possibilidade de cursos com maior tempo.
(Profa. Dra. Luciene Mendes – UNIVASF)
A maneira como o curso foi abordado foi envolvente, raramente consigo ficar focada por tanto tempo em conteúdos virtuais.
(Profa. Dra. Elizete Aparecida Lomazi – FCM/UNICAMP)

Foi falado exatamente tudo que a gente precisa ouvir […], mas que nenhum orientador fala.
(Célia Regina Andrade dos Santos – doutoranda EEL/USP)

Ótimo curso, bem planejado e estruturado. Fornece uma ótima base, instrui e solidifica conceitos para se escrever melhor e eficientemente um artigo científico
(Éder Oliveira – pós-doutorando USP)
Ótima estruturação e apresentação. Dicas úteis e preciosas. Aproveitei bastante e certamente recomendarei a colegas e alunos. Parabéns pela iniciativa.
(Prof. Dr. Norberto Sugaya – FOUSP)
O curso permitiu-me organizar e estruturar um artigo primeiramente em minha mente, antes de transcrevê-lo no papel. Tornou a tarefa da escrita científica exequível e menos árdua.
(Prof. Dr. Marcelo Martins Canaan – UFLA)
Adorei participar e me surpreendi com o que aprendi neste curso!
(Ana Luíza Gorayb Pereira – mestranda UNESP)
Adorei demais. Aprendi muito e, cada vez que escrevo, penso no sanduíche de itens necessários em parágrafos, resumo, texto como um todo. (Profa. Dra. Katia Sakihama Ventura – UFSCar)
O cursou contou com um conteúdo e didática de excelência e certamente me auxiliará na produção de textos científicos de melhor qualidade.
(Barbara Esteves Leghi – doutoranda FMRP/USP)
Curso de curtíssima duração, porém muito rico em conteúdos diferenciados que seriam difíceis de encontrar de forma esparsa.
(Cristina Quemelo Adami Fais – doutoranda USP)
O professor é um show à parte, que consegue transferir o conhecimento de forma leve, clara e objetiva.
(Cristina Quemelo Adami Fais – doutoranda USP)
Fiz pós-graduação há mais de duas décadas e não tínhamos disciplina de escrita científica na época, sendo agora uma oportunidade de […] aprender ferramentas para auxiliar no processo de escrita.
(Profa. Dra. Flávia Santos – UFC)
 Nuvens de palavras geradas a partir das respostas dos participantes no início e no final do curso.
O curso “Escrita científica em inglês: planejamento, técnicas e ferramentas” parte do desenvolvimento de uma melhor compreensão do gênero acadêmico, suas especificidades e as expectativas dos editores e dos leitores dos periódicos científicos. Com essa base reforçada, passa-se a atividades práticas de leitura e anotação de artigos e de processamento dessas anotações para construção de parágrafos em inglês. Por fim, é feita uma análise crítica de trechos de artigos científicos para solidificar as noções, técnicas e estratégias trabalhadas ao longo do curso.

Prof. Dr. Marcelo Bispo de Jesus

Líder de grupo no Laboratório de Interações Nanopartícula-Célula (www.nanocell.com.br), na UNICAMP, tem mestrado e doutorado em Biologia Funcional e Molecular e obteve seu Ph.D. em Biologia Celular pela Universidade de Groningen, Holanda. Atualmente, lidera uma equipe multidisciplinar que trabalha no campo da entrega de genes e nanotoxicologia. Em 2016, realizou o curso “Academic Writing Teacher Training Programme” no Academic Skills Centre da University of Bath, Inglaterra. Desde então, atua também na capacitação de alunos na escrita científica por meio de disciplinas, cursos, palestras e workshops.

Programa

Quarta-feira, 22 de maio de 2024, 19h-21h

Como o entendimento do gênero “academic writing” pode ajudar no processo de escrita.

Segunda-feira, 27 de maio de 2024, 19h-21h

Leitura crítica e tomada de notas: teoria e prática.

Quarta-feira, 29 de maio de 2024, 19h-21h

Processando as anotações para construir parágrafos

Segunda-feira, 3 de junho de 2024, 19h-21h

Usando a literatura como modelo para a escrita.

Objetivos:

Ao final do curso, os participantes terão uma melhor compreensão do gênero científico e estarão capacitados para produzir artigos melhores em inglês, com mais chance de serem aceitos para publicação, bem como continuar desenvolvendo essa habilidade de escrita de maneira autônoma.

Avisos gerais

Confirmação e cancelamento das inscrições
As inscrições só serão confirmadas mediante o pagamento da taxa de inscrição. Os inscritos que tiverem realizado o pagamento podem solicitar o cancelamento da inscrição até 2 dias úteis antes do início do curso pelo e-mail contato@win-win.net.br. O valor será devolvido em até 15 dias, descontando 5% dos valores pagos por boleto ou Pix e 10% dos valores pagos por cartão de crédito, para cobrir despesas bancárias e administrativas.

Certificados
Os certificados serão emitidos após a conclusão do curso para todos os participantes que tiverem pelo menos 75% de frequência (3 dias). Aqueles que pagarem a inscrição e tiverem frequência insuficiente não receberão certificado e o valor pago não será devolvido. Caso haja edições futuras do curso, poderão solicitar um desconto de 50% para se inscrever.

Blog

Artigos de destaque no blog

5 Dicas para superar a tela em branco!

5 Dicas para superar a tela em branco!

Quem nunca passou por longos momentos olhando para a tela em branco do editor de texto com o cursor piscando? Pode ser uma situação muito intimidadora! Comportamentos comuns no momento de escrever incluem a relutância, a distração, a procrastinação, o medo da crítica,...

read more

Pin It on Pinterest

Share This